Campo Maior

39º00'15.25"N / 7º05'30.64"O

Acesso Livre

Povoado Pré-Histórico de Santa Vitória

O Povoado Pré-Histórico de Santa Vitória, com uma ocupação humana atribuída à primeira metade do 3º milénio a.C. (3000-2500 a.C. – Calcolítico), posiciona-se numa elevação de 312 m de altitude, a quase 3 km a sudoeste da Vila de Campo Maior, e foi descoberto em 1986.

Durante as escavações arqueológicas aqui realizadas compreendeu-se que este sítio teve duas fases distintas na sua ocupação humana.

À primeira fase, mais antiga, correspondem duas linhas escavadas no estrato rochoso que formam um recinto / povoado de fossos, um deles com forma sinuosa (com semicírculos ou lóbulos regulares). Estes dois fossos, que delimitam o sítio, serviriam para a implantação de um sistema defensivo em adobe, reforçado com uma paliçada. Suspeita-se, ainda, que poderá ter existido uma terceira linha defensiva.

Para além deste sistema defensivo, ainda nesta primeira fase, encontraram-se várias estruturas negativas de múltiplas funções: silos, cisternas e áreas habitacionais (buracos de poste). Os silos, juntamente com os grandes contentores de cerâmica, mostraram a necessidade que esta comunidade tinha de armazenar alimentos, dedicando-se também à tecelagem (pesos de tear) e à produção de queijo (queijeiras).

Na segunda fase ocupacional, o recinto de fossos desaparece sendo colmatado com terra, e surgem cabanas de planta circular, com fundações em alvenaria, diversas estruturas de combustão e novas fossas / silos.

Planta da DRCAlentejo

Acessibilidades

Prepare a visita

É possível circular até junto à cerca que circunda o sítio. Não são feitas visitas guiadas ao local e aconselha-se, nas visitas com crianças, que haja sempre um adulto responsável.

Para informação adicional, contacte o Posto de Turismo de Campo Maior (268 680 319).

Mobilidade reduzida

O Povoado Pré-Histórico de Santa Vitória é acessível, de forma parcial, a pessoas com mobilidade reduzida (cadeiras de rodas, carrinhos de bebé).

Galeria de imagenS

Arquivo fotográfico da DRCAlentejo

APOIO

Bibliografia & links úteis

Bibliografia

DIAS, Ana Carvalho (2001). Povoado Pré-Histórico de Santa Vitória (Campo Maior). In Património / Estudos, n.º 1, Instituto Português do Património Arquitectónico, Lisboa, pp. 73-75.

RAPOSO, Jorge (2001). Sítios arqueológicos visitáveis em Portugal. In Almadan. 2ª série: 10, Almada, pp. 100-157. Disponível em: Consultar Artigo Completo →  [Consultado a 22 de março de 2023].

VALERA, António Carlos (2012). Fossos sinuosos na Pré-História Recente do Sul de Portugal: ensaio de análise crítica. In Actas do V Encontro de Arqueologia do Sudoeste Peninsular, Almodôvar, 18 a 20 de Novembro de 2010. Câmara Municipal de Almodôvar, pp. 25-38. Disponível em: Consultar Artigo Completo →  [Consultado a 23 de março de 2023].

VALERA, António Carlos (2013a). Cronologia dos recintos de fossos da Pré-História Recente em território português. in ARNAUD, José Morais; MARTINS, Andrea; NEVES, César, coord., Arqueologia em Portugal. 150 Anos. Associação dos Arqueólogos Portugueses, Lisboa, pp. 335-343. Disponível em: Consultar Artigo Completo →  [Consultado a 23 de março de 2023].

VALERA, António Carlos (2013b) – Recintos de Fossos da Pré-História Recente em Portugal. Investigação, discursos, salvaguarda e divulgação. In Almadan, 2ª série: 18, Almada, pp. 93-110. Disponível em: Consultar Artigo Completo →  [Consultado a 23 de março de 2023].

VALERA, António Carlos; BASÍLIO, Ana Catarina; ALMEIDA, Nelson (2021). O Recinto de Fossos de Santa Vitória (Campo Maior): Trabalhos de 2019 e 2020 (Projecto SANVIT). In Apontamentos de Arqueologia e Património, nº 15, pp. 9-27. Disponível em: Consultar Artigo Completo →  [Consultado a 23 de março de 2023].

VALERA, António Carlos; BASÍLIO, Ana Catarina (Eds., 2023). Santa Vitória (Campo Maior, Portalegre). O “primeiro” recinto de fossos. In Era Monográfica 7, Núcleo de Investigação Arqueológica – NIA, Era Arqueologia S.A., Dafundo. Disponível em: Consultar Artigo Completo →  [Consultado a 25/09/2023].