Circuito Arqueológico da Cola, Ourique

Vaga da Cascalheira – 37º33'46.25"N / 8º16'37.56"O

Acesso Livre

Centro de Acolhimento e Interpretação
Este centro, cujo ingresso é gratuito, encerra às terças e quartas-feiras, a 1 de janeiro,
no Domingo de Páscoa e a 25 de dezembro.
Verão (1 de maio a 15 de setembro) – 09h30-12h30 / 15h00-18h30
Inverno (16 de setembro a 30 de abril) – 09h30-12h30 / 14h00-17h30

Vestígios de mineração

Geologicamente, a área abrangida pelo Circuito Arqueológico da Cola está fora da denominada “Faixa Piritosa Ibérica”. Porém, estes terrenos tinham pequenos espaços de jazidas a céu aberto de minério (cobre, ferro, ouro e prata). Em duas zonas ao longo do Rio Mira (o Cortadouro, a sul, e a Vaga da Cascalheira, a norte) existem sinais evidentes da atividade de mineração humana.

Embora não haja ainda um consenso acerca da cronologia destas explorações, a sua atividade está provisoriamente atribuída à Idade do Ferro (séculos VIII a II a.C.).

Acessibilidades

Prepare a visita

O circuito arqueológico onde se encontra integrado dispõe de um Centro de Acolhimento e Interpretação, localizado junto à Igreja de Nossa Senhora da Cola, com condições de visita a pessoas de mobilidade reduzida (cadeiras de rodas, carrinhos de bebé).

Mais informações:

colaassociacao@gmail.com / cacmb.ourique@gmail.com

Jorge Silva – 963090894

Mobilidade reduzida

Os sítios arqueológicos com vestígios de mineração do Cortadouro e da Vaga da Cascalheira não são acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida (cadeiras de rodas, carrinhos de bebé) e não são feitas visitas guiadas a estes locais.

Aconselha-se, nas visitas com crianças, que haja sempre um adulto responsável.

Cuidados da visita

O acesso a este sítio arqueológico só é possível devido à colaboração do respetivo proprietário do terreno onde se encontra. Ao efetuar a sua visita tenha esse facto em conta, respeitando-o e contribuindo para a sua limpeza, manutenção e salvaguarda.

APOIO

Bibliografia & links úteis

Bibliografia

BEIRÃO, Caetano de Mello; CORREIA, Virgílio Hipólito (1994). Novos dados arqueológicos sobre a área de Fernão Vaz. In MANGAS, Julio; ALVAR, Jaime (eds.), Homenaje a José Maria Blázquez, vol. 1, Ediciones Clásicas, Madrid, pp. 285-302. Disponível em: Consultar Artigo Completo →  [Consultado a 23/05/2023].

CORREIA, Susana; ALFENIM, Rafael (2001). Circuito Arqueológico da Cola. In Património / Estudos, n.º 1, Instituto Português do Património Arquitetónico, Lisboa, pp. 54-55.

CORREIA, Virgílio Hipólito (1999). Algumas considerações sobre os centros de poder na Proto-História do Sul de Portugal. In Revista de Guimarães, Volume especial – Actas do Congresso de Proto-História Europeia, Sociedade Martins Sarmento, Guimarães, pp. 699-714. Disponível em: Consultar Artigo Completo →  [Consultado em 02/06/2023].

CORREIA, Virgílio Hipólito; PARREIRA, Rui (2002). Roteiros da Arqueologia Portuguesa, 8 – Cola. Circuito Arqueológico. Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR), Lisboa, pp. 44-45.