Monforte

Anta da Serrinha

Coordenadas

39º02'03.63"N / 7º29'54.51"O

Acesso Livre

Sobre

Anta da Serrinha

A Anta da Serrinha, que se localiza a ocidente da confluência da Ribeira de Almuro com a Ribeira Grande, é um dos grandes monumentos megalíticos atualmente existentes no concelho de Monforte e está classificado como Sítio de Interesse Público desde 2012.

Este monumento funerário é composto por uma câmara de planta poligonal, com três esteios de granito conservados, e por um corredor. As caraterísticas arquitetónicas e o espólio recuperado nesta anta permitem enquadrá-la cronologicamente no Neolítico Final / Calcolítico (3500 – 2000 a.C.), e terá sido reutilizada, também como sítio funerário, na I Idade do Ferro (séculos VI-IV a.C.).

Acessibilidades

Prepare a visita

A Anta da Serrinha localiza-se junto à EN 243, entre Monforte e Fronteira. Para aceder ao local, terá que passar por um portão de madeira e rede que permite o acesso pedonal até lá. 

É possível agendar-se uma visita guiada ao sítio, mediante marcação prévia, e condicionada à disponibilidade técnica para a data pretendida, através do Serviço de Arqueologia da Câmara Municipal de Monforte (telefone – 245578060).

Mobilidade reduzida

Não se aconselha a visita a pessoas de mobilidade reduzida (cadeiras de rodas e carrinhos de bebé). Aconselha-se, nas visitas com crianças, que haja sempre um adulto responsável.

Cuidados da visita

O acesso a este sítio arqueológico só é possível devido à colaboração do respetivo proprietário do terreno onde se encontra. Ao efetuar a sua visita tenha esse facto em conta, respeitando-o e contribuindo para a sua limpeza, manutenção e salvaguarda.

Galeria de imagens

Arquivo fotográfico da DRCAlentejo & da Câmara Municipal de Monforte

APOIO
Pesquisa

Bibliografia & links úteis

Bibliografia

BOAVENTURA, Rui e LANGLEY, Maia (2006). Apontamentos arqueológicos para a história da região de Monforte: uma visão cartográfica. In Revista Portuguesa de Arqueologia, vol. 9, nº 2, Instituto Português de Arqueologia, Lisboa, pp. 75-81. Disponível em: Consultar Artigo Completo →  [Consultado a 18/05/2023].

BOAVENTURA, Rui (2012). O “Pae Rocha” e o megalitismo de Monforte (Alentejo): Luz sobre as antas pesquisadas através do Arquivo Leisner. In VILAÇA, Raquel; PINTO, Sónia (coord.), Santos Rocha, A Arqueologia e a Sociedade do seu Tempo, Casino Figueira, Figueira da Foz, pp. 63-79. Disponível em: Consultar Artigo Completo →  [Consultado a 18/05/2023].

ROCHA, Leonor; MORGADO, Paula (2020). Duas novas datações para contextos funerários do Sul de Portugal: a Anta da Serrinha (Monforte). In Scientia Antiquitatis, Revista de Arqueociências, vol. 4, nº 2, Universidade de Évora, Évora, pp. 105-116. Disponível em: Consultar Artigo Completo → [Consultado a 18/05/2023].